segunda-feira, 25 de abril de 2016

DECISÃO

Olá gente linda!! 
Como prometido, hoje vou compartilhar minha 
aula de Neurolinguistica do último sábado lá do Ateliê G'Ávila,
 da minha mestra querida Gloria D 'Ávila.

Clique aqui para conhecer o blog dela.
E aqui para conhecer os trabalhos de seus alunos.

O tema de hoje é ..."Decisão"
Como vc faz pra tomar uma decisão??



Acompanhe o texto abaixo e faça uma auto-análise. 
Você se surpreenderá com as respostas.
Boa Leitura !!!!


Tomar uma decisão implica em assumir responsabilidade.
 É por isso que tanta gente recorre aos outros perguntando: 
“O que devo fazer ? O que você acha de tal situação? Se você estivesse em meu lugar, o que faria ?” 

Quando seguimos a decisão dos outros, temos a quem apontar como culpado quando não dá certo. Quando dá certo, criamos uma dependência em relação à pessoa, que muitas vezes se torna o nosso “guru”, o nosso “conselheiro”. 

Permitir que os outros decidam por nós retarda o nosso crescimento, a nossa responsabilidade, a nossa evolução, o nosso despertar. 

A vida está a cada momento, lançando desafios. 
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir  ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o DECIDIR.” (Cora Coralina) 

Por que a maioria das pessoas tem dificuldade em tomar decisão ? 

Por causa do paradigma da sociedade, a que pertencemos, e isso está registrado no inconsciente familiar e coletivo. Começa na família: os pais decidem o destino dos filhos. O que comer, o que vestir,  onde estudar, o que estudar, em que se formar, qual o melhor emprego, até com quem casar, onde morar, etc, etc, etc. A sociedade também decide o que comer, o que vestir, onde frequentar, o padrão físico... A mídia interfere tanto, que quando decidimos, ficamos na dúvida se a decisão é nossa mesmo. 

Para aprender a tomar uma decisão, precisamos sair do EGO (maria-vai-com-as-outras) e construir o EU VERDADEIRO. Isto só é possível através do Autoconhecimento. Pergunte-se: Quem sou eu? O que fizeram de mim? O que eu quero ser? O Eu Verdadeiro só aparece quando:

 “Eu sei exatamente o que desejo da vida.”
 “Traço minhas metas.” 
“Visualizo um alvo de cada vez.” 
“Livro-me de lembranças do passado e de preocupações com o futuro.” 
“Vivo intensamente o momento presente.”


Não basta decidir.
 É necessário aprender a manter o FOCO, em você mesmo. 

Ficamos indecisos quando colocamos o foco nos outros. Temos recaídas quando vem na mente: “O que vão pensar de mim?”.  O importante é o que você pensa sobre você mesmo, porque cada pessoa é o que ela pensa ser.  

 Veja-se no teatro da vida, como o astro principal. Dê atenção a você. Seja gentil, carinhoso, amoroso, paciente, tolerante, agradável com você mesmo. 

Aprenda a fazer somente o que gosta e a gostar de tudo o que faz. 

Aprenda a dizer NÃO: à tristeza, à dúvida, à melancolia, à preguiça, à raiva, à carência, ao desânimo, à ansiedade, à infelicidade, à doença, à 
interferência dos outros.  

Aprenda a dizer SIM: à alegria, à certeza, ao entusiasmo, ao otimismo, à serenidade, à prosperidade, ao sucesso, à felicidade, a sua intuição, ao Amor. 

O que nos ajuda muito a ser uma pessoa decidida é conhecer as Leis Universais. Através desse conhecimento, temos certeza absoluta do resultado de nossas escolhas. 

Quando colocamos nossa atenção na maldade, o mal se volta contra nós. Quando damos atenção à bondade, o bem vem em nossa direção. 

Dar atenção à maldade é ocupar a nossa mente com pensamentos de: medo, insegurança, desconfiança, ciúme, traição, inveja, fofoca, desonestidade, falcatruas, competição, violências, fracassos, preconceitos, crimes, acidentes e todos os comentários negativos tão divulgados pela mídia e tão comentados pelas pessoas. 

Aquilo que comentamos se volta contra nós, se instala em nós. 

Dar atenção à bondade é ocupar a nossa mente com pensamentos de: generosidade, confiança, serenidade, paciência, tolerância, altruísmo, cooperação, construção, felicidade, prosperidade, sucesso, oportunidades, positividade. 

Tudo a que damos atenção passa a fazer parte da nossa vida e é isso o que espalhamos por onde formos: 
casa, escola, trabalho, religião, lazer, etc. 

Faça uma análise de suas escolhas e tome uma decisão já ! 

Deus dá a todos os seres humanos o direito de escolha. Podemos escolher o que semear, mas... seremos obrigados a colher o fruto  que semeamos.
Esta Lei atinge a todos. 
Ninguém pode ajudar ou prejudicar ninguém a não ser a si mesmo.

 É por isso que deixamos de vigiar a vida dos outros e passamos a dar atenção somente a nossa vida. 

Mantenha o FOCO em si mesmo. Vigie pensamentos, palavras, sentimentos e atitudes. Faça uma nova semeadura. 
Perdoe-se pelo passado tão sofrido, quando você não tinha este conhecimento e seguia a lei do olho por olho, dente por dente.

Esta lei nos fazia vingativos, ciumentos, revoltados, sofredores. 
Agora, que conhecemos que a Lei verdadeira é a Lei da Atração, instalamos a serenidade, a confiança, a certeza, a justiça, a felicidade em nossa vida. 

Além disso, tiramos um peso enorme dos nossos ombros. Somos responsáveis apenas por nós mesmos. Não temos responsabilidade nenhuma pela vida dos outros. A cada um foi dado apenas o seu próprio destino. O nosso destino não está nas mãos de ninguém.

 Somente nós podemos DECIDIR como será a nossa vida. 

A vida é feita de CAUSA e EFEITO. Cada um de nós é AGORA o que semeou no PASSADO. Cada um de nós será no FUTURO o que semear no PRESENTE. 

Toda pessoa pode mudar a sua vida. O momento da DECISÃO é no Aqui e Agora. Decida agora ser feliz. Decida ser o Programador da sua vida. Decida tomar nas próprias mãos as rédeas do seu destino.


Adaptação do Artigo: “Mantenha o Foco e Evite Recaídas”, por Flávio Bastos, Site Universo Natural


Espero que tenham gostado!

beijokassss

e uma semana abençoada pra todos nós!!!

Valeria


Um comentário:

  1. Querida Valéria Estou muitíssimo emocionada com a sua publicação e com a divulgação dos meus BLOGs. Você é realmente uma pessoa muito ILUMINADA. Agradeço a Deus ter colocado você em minha vida. Tenho certeza que o Criador está muito orgulhoso de você e do seu trabalho. Esta sua Missão é muito LINDA !

    ResponderExcluir

Olá !!!!!
Que delícia ter você por aqui...Se me deixar um comentário ficarei muitíssimo feliz!!!!....Sua presença aqui ilumina meu dia!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...